Luanda – O saneamento básico, requalificação das vias de acesso, reordenamento do território e do comércio constituem as prioridades dos administradores dos municípios que compõem a província de Luanda.
Os administradores foram empossados nesta quinta-feira, pelo governador provincial de Luanda, Luís Nunes, como resultado da nova divisão política administrativa de Angola.
O governador empossou os administradores Milca Caquesse, do município da Ingombota, Fernando João, de Cacuaco, Nádia Neto (do Cazenga), Demétrio de Sepúlveda (de Viana), Wilson Morais (do Belas), Naulila André (do Kilamba Kiaxi) e Sandra Caetano Batalha (do Talatona).
Foram ainda empossados os administradores Baudílio Vaz, do município do Mussulo, Betânia Lopes, do Sambizanga, Lourenço Domingos, do Rangel, Pedro Paca, da Maianga, e Loide Faria, da Samba, Claudinete Fragoso, do Camama, assim como Euclides da Costa, dos Mulenvos, Arlindo dos Santos, do Kilamba, e José Bastos, do Hoji Ya Henda.
Em declarações à imprensa, no final da cerimónia, a administradora da Ingombota, Milca Caquesse, referiu que embora conhecer o território, os desafios são maiores.
Elegeu como prioridade a questão do saneamento básico, arborização e o fortalecimento das relações com as comunidades, no sentido de fazer do município um cartão postal da província.
Já a administradora do Camama, Claudinete Fragoso, apontou como prioridade a requalificação das vias de acesso, o reordenamento do território, bem como a diminuição do índice de criminalidade, aliados às questões socioeconómica da população
“Pensamos que com o programa de combate à pobreza e outras iniciativas e com todos aqueles parceiros poderemos minimizar estas questões”, referiu.
Já o administrador do Mussulo, Baudílio Vaz, disse que os desafios são enormes, tendo como ponto de partida a elevação da municipalidade num verdadeiro ponto turístico da província de Luanda.
O administrador do Hoji-ya-henda, José Bastos, mostrou-se conhecedor da realidade do mais novo município, tendo sublinhado que as prioridades recaem nas questões da requalificação das vias e reordenamento do comércio.
O governador conferiu posse também aos directores do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos, Ernesto André, Provincial da Cultura e Turismo, Teresa Mbuta, e da Academia do Empreendedor de Luanda, Nilza Sardinha. ANM/OHA