Tchinguandja - O primeiro administrador municipal do Tchinguandja, província do Cubango, Manuel Tuta Mateus, disse, sexta-feira, estar comprometido em trabalhar com todos os habitantes, visando a satisfação plena das suas necessidades.
O administrador assumiu este compromisso quando intervinha no acto da sua apresentação aos municípes pela vice-governadora para o sectot Político, Social e Económico, Helena Chimena, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativo.
Reiterou que, na sua governação, irá trabalhar com os jovens, mamãs, papais, autoridades tradicionais, entidades religiosas, auscultando as principais dificuldades que afligem a população, para que sejam paulatinamente resolvidas, para o seu bem-estar social e económico.
Manuel Tuta Mateus entende que só trabalhando unidos será possível fazer o Tchanguandja desenvolver, uma vez que a localidade tem terras aráveis e recursos hídricos para a produção sustentável de cereais, potencialidades agropecuárias e locais turísticos apetecíveis para momentos de lazer.
"Nós não viemos ao Tchinguandja para fazer turismo, mas sim para trabalhar com povo, comungar com todas as ideias para que o município cresça", reafirmou o administrador que vai gerir 3.611 habitantes, maioritariamente camponeses.
De acordo com o gestor, com o lema "Tchinguandja, fazer agricultura e pela nossa gente", pretende-se elevar os níveis de produção de cereais, bem como a criação de gado bovino e caprino.
Na cerimónia de apresentação, a vice-governadora Helena Chimena sublinhou que o administrador, com a autonomia financeira, irá trabalhar com os membros do conselho de auscultação e a população no geral, para identificação e solução pontual das preocupações do povo.
Defendeu a necessidade de reunir a população dispersa nas aldeias e em outras regiões, para seja bem identificada na sede da vila do Tchanguandja e que participe no desenvolvimento da circunscrição.
Recomendou ao Manuel Tuta Mateus para prestar atenção à camada juvenil, resolvendo os seus interesses nos sectores de educação e empregabilidade, através da criação de associações e cooperativas para o efeito.
De referir que esta primeira fase de apresentação dos primeiros administradores municipais das comunas que ascenderam à categoria de municípios abrangeu o Tchinguandja, Longa, Cutato e o Longa, na província do Cubango. ALK/FF/PLB