Luanda - O administrador municipal da Maianga, Pedro Orlando Afonso Pacas, efectuou, esta sexta-feira, uma visita de campo pelos bairros Palanca e Neves Bendinha (Popular), com o objectivo de inteirar-se dos actuais limites geográficos da circunscrição, redifinidos esse mês.
A jornada, que se iniciou no Largo da Cimex (local de concentração da comitiva) serviu igualmente para constatar as condições sociais da população dessas duas localidades e tomar contacto com os principais equipamentos e infra-estruturas públicas e auscultar os moradores.
Já em actividade, o administrador e comitiva começaram por interagir com os lavadores de carro do Anangola, a quem solicitaram a indicação de um ponto isolado das estradas para a construção de rampas para o exercício deste ofício sem causar danos ao asfalto nem transtornos aos automobilistas.
Na sequência, Pedro Pacas visitou o Complexo Escolar do Ensino Primário I Ciclo 1604, o mercado do Anangola, e as Valas de Drenagem do Cariango, no bairro Palanca, ex distrito do Kilamba Kiaxi, mas agora adsrltrito ao município da Maianga, à luz da nova Divisão Administrativa de Luanda.
De seguida, a caravana deslocou-se ao Bairro Popular para identificar novas zonas para paragens de moto-taxistas e reorganização dessa actividade, e avaliar a vala de drenagem local, a quadra desportiva e o mercado, no qual também dialogou com os vendedores e encerrou a jornada.
Ainda no Neves Bendinha, que também pertencia ao distrito urbano do Kilamba Kiaxi, até ao dia 31 de Dezembro, Pedro Orlando Afonso Pacas visitou o Parque Infantil e conversou com o responsável da Comissão de Moradores, Augusto Muiamba.
Em declarações à Angop, no final da visita, o administrador municipal da Maianga disse que, consoante as possibilidades, vai se engajar na recuperação das infra-estruturas inoperantes no Sector 5 do Anangola, mormente uma escola primária e um mercado abandonado.
"Aproveitamos essa visita para tirarmos a geo-referenciação e colocarmos os marcos delimitadores das fronteiras entre os municípios da Maianga e do Kilamba Kiaxi. A mesma permitiu-nos tomar nota de que o mercado principal tem tido pouca adesão devido a dificuldade nos acessos", salientou.
Pedro Pacas mostrou-se também preocupado com o débil saneamento básico, devido o assoreamento das valas com lixo, o que em nada ajuda na salubridade das populações.
Quanto ao Bairro Popular, manifestou-se preocupado com a existência de 130 bancadas abandonadas e a venda desordenada nos arredores da paragem da Teixeira, praticada por pessoas que fazem resistência em ocuparem os lugares internos da referida unidade comercial.
Na ocasião, os munícipes pediram ao novo administrador para dialogar mais com as populações e tornar regular as visitas de campo. Entretanto, apresentaram como preocupações o saneamento básico, a falta de iluminação pública nas ruas e a falta de água corrente em determinados pontos.
ECC/MDS