Ondjiva – Cinquenta famílias afectadas pelas inundações serão alojadas, nos próximos dias, nos bairros do Omukumbwaimbi e Caxila, arredores da cidade de Ondjiva, pela administração municipal do Cuanhama, no Cunene.
As famílias construíram residências em zonas críticas, nos bairros da Caxila 2, Kamukuo e Naipalala,
Em declarações à ANGOP, este domingo, o administrador adjunto do Cuanhama, Cirilo Namolo, explicou que nesta altura estão a ultimar a preparação das condições, desde os terrenos e materiais de construção como chapas, para o seu alojamento em lugares seguros.
Informou que se criou uma comissão de respostas rápidas, constituídas por vários órgãos, a destacar o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e Acção Social.
Cirilo Namolo fez saber que existem muitas zonas em situação crítica e outras sob risco de inundações, pelo que se requer uma intervenção urgente.
Depois das cheias de 2008 e 2009, as chuvas voltaram a inundar as chanas e cursos de água que circundam a cidade de Ondjiva, sede capital da província do Cunene.
O cenário que se vivencia, no decurso deste mês, é de chanas e chimpacas com cursos de água de grande correnteza, o que está limitar a circulação de pessoas.
O município do Cuanhama, sede da província do Cunene, conta com 360 mil e 491 habitantes.