Malanje- A Administração Municipal de Malanje garantiu hoje a mobilização de meios técnicos, para a recolocação a breve trecho da ponte sobre o rio Ngola, na comuna do Ngola Luige, desabada quinta-feira em consequência das chuvas.
A ponte metálica, de 15 metros de comprimento e 4,20 de largura, registou a cedência de um dos extremos em função do deslizamento de terra e consequente desintegração da base, causados pelas enxurradas que caíram sobre a região.
A garantia foi dada pelo assessor para área técnica do administrador municipal de Malanje, Adilson Dulo, no final de uma visita integrada por técnicos do Governo Provincial de Malanje, Administração e do Instituto de Estradas de Angola (INEA), que visou proceder ao levantamento dos danos.
O responsável assegurou que dentro de dias a ponte será reposta, tendo em conta a sua importância para a circulação de pessoas e bens.
Para além da ponte sobre o rio Ngola, disse constituir preocupação o aumento do caudal do rio Kiluije, onde se prevê a colocação de uma passagem, com vista a facilitar a mobilidade.
Por sua vez, o administrador comunal de Ngola Luije, Jesus Rangel Augusto, disse que o desabamento da ponte está a condicionar o acesso aos serviços sociais como saúde e educação à famílias, apesar da passagem alternativa feita de troncos de árvores para facilitar a travessia de peões.
A comuna de Ngola Luije dista a 35 quilómetros da sede municipal de Malanje. ACC/NC/PBC