Luanda – Um encontro com jovens do município de Luanda, que teve como objectivo abordar temas sobre liderança e género, empreendedorismo e os desafios da juventude no contexto de paz, foi realizado hoje, quinta-feira, no distrito urbano do Neves Bendinha.
O encontro realizado para celebrar o 14 de Abril, data dedicada aos jovens angolanos, serviu igualmente para incentivar os participantes a reforçarem o espírito patriótico e a respeitar os bens públicos.
Orientado pela presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Maria Nelumba, durante o encontro os jovens foram igualmente incentivados a criar cooperativas para o fomento dos negócios, para aumentar a renda familiar.
Maria Nelamba referiu que os jovens devem juntar-se em associações ou cooperativas a nível do município de Luanda, por serem vastos os campos para o exercício da actividade profissional.
A presidente da CACL defende que a juventude tem um papel crucial no desenvolvimento do país onde o empreendedorismo, nos dias de hoje, assume-se como ferramenta para o fomento do auto-emprego.
Acrescentou que a população é maioritariamente composta por jovens e 66 por cento da população tem menos de 25 anos, por este facto os jovens constituem um elemento vital para o crescimento que se almeja.
Segundo a responsável, o Executivo tem aprovado diplomas que visam dar corpo a projectos de acesso ao emprego, empreendedorismo, erradicação da pobreza e as tecnologias.
A data que hoje se comemora foi instituída em memória do herói e nacionalista José Mendes de Carvalho, conhecido por Hoji-ya-Henda, morto aos 26 anos, em 1968, na aldeia de Karipande, Moxico, durante o assalto a uma base das tropas coloniais portuguesas na região.