Luena – Vinte novos contentores de lixo de sete metros cúbicos foram entregues à Administração do Moxico pelo Governo Provincial, com vista a melhorar o saneamento básico da urbe e periferia.
A informação é do director do gabinete municipal do Ambiente e Saneamento Básico do Moxico, Ivo Mário, que disse que os 20 contentores vão reforçar os 39 existentes para acondicionar resíduos sólidos e diminuir focos de lixo na zona urbana e peri-urbano.
Lamentou que o programa de limpeza e de recolha de lixo tem registado muitos constrangimentos devido as acções de vandalização e roubo de contentores instalados nas zonas definidas para depósito de lixo pelo meliantes.
Explicou terem sido vandalizados 211 contentores adquiridos em 2021 no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estando-se, nessa altura, a se precisar mais 10 contentores de ferro de maior dimensão.
Informou que a Administração Municipal, em algumas zonas peri-urbanas, vai colocar redes de protecção para o depósito de lixo, enquanto na urbana será retomada o programa de depósito de resíduos das 18 até às seis horas do dia seguinte, seis anos após ter sido paralisado.
Ivo Mário disse que continuarão a sensibilizar a população para manter uma postura correcta, no que toca ao acondicionamento do lixo nos seus bairros.
No Luena existem duas empresas que se encarregam tratamento do saneamento básico, para além dos funcionários dos Serviços Comunitários, numa urbe habitada por mais de 454 mil 409 habitantes.