Luena - A Administração Municipal do Moxico está a promover trabalhos de desassoreamento das valas de drenagem da região, com vista a melhoria do saneamento básico, informou hoje o director municipal do Saneamento e Ambiente, Ivo Mário.
Segundo o responsável, que falava à ANGOP sobre o Plano de Contingência Para a Presente Época Chuvosa, uma equipa técnica está destacada para efectuar limpeza em 173 sarjetas, esgotos e nas valas de drenagem, cujos trabalhos começaram no bairro Zorró, periferia do Luena.
Acrescentou que está igualmente em curso trabalhos de colocação de tampas nas sargentas da urbe, bem como a criação de rede de protecção e depósito de resíduos sólidos nas zonas periurbanas.
Apelou ao comportamento cívico da população no tratamento e depósito do lixo para se evitar o assoreamento das valas e elevação de riscos de inundações.
Por sua vez, o citadino Aurélio Neves, instou a Administração Municipal a estender trabalhos de terraplanagem nos bairros periféricos para combater águas paradas, promotoras de doenças como a malária, ideia corroborada pelo habitante Félix Amadeu.
Há dois anos a Administração Municipal do Moxico adquiriu um kit de equipamento de saneamento básico, num montante de 554 milhões 578 mil 378 kwanzas, constando 150 contentores plásticos, 20 carros de mão, motorizadas basculantes, carrinhas compactadoras, entre outros.
Os referidos meios foram adquiridos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) com vista a manutenção do saneamento básico na urbe
A cidade capital da província do Moxico possui um número de habitantes estimado em 454 mil 409 pessoas, das quais 51 por cento são mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).