Lubango- Pelo menos quatro mil toneladas de resíduos sólidos, dos quais mil e 200 da quadra festiva, foram recolhidas de Dezembro até ao momento, na cidade do Lubango e arredores, pela administração municipal e depositadas na lixeira controlada do Luyovo.
Em comparação a igual período de 2023, a Administração Municipal do Lubango registou um aumento de recolha de mil e 500 toneladas de resíduos, fruto de um reforço de cinco camiões compactadores recebidos em Dezembro de 2024 pelo Governo da Huíla.
A informação foi avançada à ANGOP, quinta-feira, nesta cidade, pelo director municipal do Ambiente e Saneamento Básico, Márcio Kaputo Lopes, referindo terem um balanço positivo do processo de recolha, em função da resposta dada, fruto das equipas e meios para o efeito.
“Fizemos a recolha de quatro mil toneladas de resíduos, das quais mil e 200 toneladas são da quadra festiva, e em termos de limpeza pública tivemos as equipas a fazer o trabalho a nível de todos os bairros da cidade e conseguimos dar respostas às questões de saneamento básico no município”, reforçou.
Declarou terem registado alguma pressão nos pontos de maior mobilidade em termos de visitas de turistas e de pessoas que vieram passar a quadra festiva no Lubango, como as praças públicas, Gabriel Calof (frente ao edifício do Governo da Huíla) e a 1º de Maio (junto à igreja da Sé Catedral).
Das 543 toneladas de lixo produzidas diariamente, a Administração Municipal do Lubango recolhia em média 135 toneladas/dia de resíduos e, agora com o reforço de meios, a quantidade passou a 170 toneladas /dia, depositada na lixeira controlada do Luyovo, local projectado para um aterro sanitário.
Manifestou que os citadinos aos poucos vão ganhando a consciência na adesão ao serviço de recolha do lixo porta-a-porta, o que acautela assim a colocação dos resíduos em locais impróprios, para evitar os problemas que podem advir desta má deposição como o impacto visual negativo e ambiental.
Para a actividade do saneamento básico da cidade, a administração tem mais de 500 pessoas engajadas no processo, desde a varredura na via pública, limpeza dos esgotos, motoristas entre outros.
A Administração Municipal do Lubango controla actualmente 16 camiões compactadores e três camiões basculantes.
Tem ainda quatro carrinhas, duas delas basculantes, 70 motorizadas de três rodas na gestão dos operadores que fazem a recolha do lixo porta-a-porta.
O município do Lubango, capital da província da Huíla, tem uma população estimada em mais de um milhão de habitantes. EM/PLB