Lubango - A Administração do Lubango, sede da província da Huíla, vai reforçar a aposta no sector social, com a educação no centro das atenções, onde em 2025 prevê-se a construção de novas escolas e a reabilitação de outras, afirmou hoje, sábado, o seu administrador, Lisender André.
Lisender André falava na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, realçou que a eleição deste sector como prioritário resulta do facto de compreender-se que a educação é o “motor” da mudança de qualquer sociedade que se pretenda justa, inclusiva e com uma participação social activa.
Destacou que no ano em curso, o governo municipal assinalou progressos “dignos de realce” nesse segmento, onde houve um aumento de 30 salas, com destaque para a primeira escola de dez sala do bairro Kwawa.
Segundo o administrador, no capítulo da saúde, a posta para 2025 vai para a conclusão do processo de orçamentação das unidades hospitalares, iniciado em 2023.
Sinalizou que relativamente ao sector dos transportes e vias de acesso nas principais ligações entre os bairros peri-urbanos e periféricos, afirmou estarem agendados a definição de novos acessos e a melhoria dos existentes.
Quanto ao saneamento, Lisender André destacou o investimento que o Governo Provincial fez no aumento da capacidade técnica da Administração Municipal em cinco caminhões compactadores, alargando assim o raio de acção da recolha de resíduos.
Referiu que quanto à gestão fundiária do município, assinalou-se avanços nos trabalhos referentes aos novos assentamentos urbanos na reserva da Arimba, pelo que pretende-se no próximo ano entregar lotes para a auto-construção dirigida, comércio e indústria.
Turismo a bandeira do Lubango
O administrador realçou ainda que o Turismo vai continuar a ser a bandeira do município, como forma de catalisar receitas e transformar o potencial num verdadeiro produto turístico, mas para tal é fundamental olhar-se para a melhoria e oferta dos serviços nos pontos turísticos existentes.
De acordo com o administrador, deram início este ano, com o apoio dos empresários locais e pessoas singulares, à pintura de fachadas e à plantação de árvores, enaltecendo o papel do Conselho Provincial da Juventude nesse processo. BP/MS