Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Administração do Huambo recolhe 200 metros cúbicos de lixo/dia

     Sociedade              
  • Huambo • Segunda, 19 Fevereiro de 2024 | 17h23
Contentores de Lixo
Contentores de Lixo
Bráulio Pedro - Angop

Huambo-  Perto de 200 metros cúbicos de lixo diverso são recolhidos, diariamente, pela direcção do Ambiente e Saneamento Básico da Administração do município do Huambo,  no quadro da melhoria do saneamento básico.

Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o director local do Ambiente e Saneamento Básico, Leonardo Chilende Pompeio, disse que a recolha de lixo é feita através de um sistema mecanizado, contentorizada e porta-a-porta para evitar a proliferação de resíduos sólidos.

O novo modelo de recolha de lixo, que funcionará, entre às 6 horas e às 19 horas, vai possibilitar a restituição de contentores nas ruas e em áreas indicadas pelo município com a ajuda de forças militares e policiais, estudantes, igrejas, associações juvenis e população, em geral, para manter a cidade do Huambo mais limpa, atraente e bonita.

Para o novo projecto foram delineadas novas estratégias, com destaque para a sensibilização massiva dos cidadãos, por via dos órgãos de comunicação social, sobre o plano do Governo da província e da Administração local, no sentido de o lixo deixar de ser um problema nas ruas da cidade do Huambo.

Leonardo Chilende Pompeio adiantou que com este novo método as autoridades locais estão a conseguir controlar os focos de lixo na cidade e nos bairros periféricos desta circunscrição .

Disse que o novo método de recolha envolve 202 trabalhadores que desenvolvem sistemas mecanizados, contentorizados e a busca porta-a-porta em todas as ruas, com uma população que combina as tarefas agrícolas e o comércio, maioritariamente, para além das médias e pequenas indústrias.

O trabalho de recolha é feito com três camiões basculantes, duas retroescavadeiras e um conjunto de tractores, assim como motorizada com três rodas.

O município do Huambo tem uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, residentes 433 bairros, distribuídos em três comunas, Chipipa, Calima e Sede, esta última com seis sectores (Bandeira, Cacilhas, Capango, Nzaji, Xavier Samacau e Vilinga).  LT/JSV/ALH





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+