Cazenga – O administrador municipal do Hoji-Ya-Henda, José de Oliveira Bastos, assegurou, nesta terça-feira, aos comerciantes ajuda na aquisição do direito de superfície aos que adquirirem estabelecimentos naquela jurisdição.
O responsável, que falava à imprensa no final do primeiro “Encontro de trabalho com os comerciantes e empresários locais”, sublinhou que serão feitos trabalhos de formas a facilitar a aquisição dos documentos definitivos dos imóveis.
“Estamos a trabalhar para que cada um tenha o seu documento, porque no Talatona foram os pioneiros na constituição de direitos de superfície e no Hoji Ya Henda não vamos fugir a regra, iremos continuar a facilitar os comerciantes para que os processos sejam mais céleres”, disse.
José de Oliveira Bastos pediu o apoio dos comerciantes para uma campanha de limpeza na comunidade, devido ao surto de cólera e na melhoria da actual imagem ao longo da Avenida Ngola Kiluange, travessas, rotunda da Kianda e a continuidade da 7ª Avenida.
“Se não estivermos unidos nesta campanha, teremos um resultado negativo a nível do surto de cólera no país”, frisou.
Acrescentou que a Elisal vai disponibilizar os meios para diminuir a quantidade de lixo a nível da municipalidade, daí estarem abertos para juntos trabalhar..
Garantiu que corrigir algumas situações que estão mal e junto das instituições competentes sancionar os infractores, daí manifestar a necessidade de trabalharem juntos para corrigir, proteger e ajudar a legalizar os ilegais visando melhorar o ambiente de trabalho para o bem do Estado e da comunidade de comerciantes.
O secretário-geral dos comerciantes Oeste Africano, Camara Amidu e o comerciante , Virgílio Quissongo manifestarem a sua inquietação no concernente a organização na limpeza e recolha de lixo, multas desnecessárias dos fiscais e a falta se água.
Foi enfatizado o reordenamento do Comércio nas Avenidas N'gola Kiluanje e 7.ª Avenida ( limpeza, horário de recolha de resíduos, estado operacional das Cooperativas de Limpeza, Horários de Carga e descarga de Mercadorias).
Pavimentação dos passeios, pintura dos estabelecimentos comerciais, responsabilidade Social e a campanha de limpeza das vias, foram os temas em análise. PLA/ACS/SEC