Ndalatando - Mais de três quilómetros de valas de drenagem estão a ser desassoreadas em Ndalatando, sede da província do Cuanza-Norte, para melhorar o escoamento das águas pluviais e residuais.
Em declarações à imprensa, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Emir Pedro, adiantou que a limpeza das valas visa prevenir riscos de inundações, sobretudo, nos bairros peri-urbanos da cidade. Os trabalhos, iniciados sábado último, se estendem até Janeiro do próximo ano.
Estão a ser intervencionadas as valas dos bairros do São Felipe, Marica Faria, 28 de Agosto, 11 de Novembro e Posse, bem como no rio Mwembeji, para evitar o transbordo das águas para a cidade e arredores.
Neste rio, serão intervencionados três quilómetros, enquanto em outros canais a área de intervenção varia entre 200 a 300 metros de extensão.
Além da limpeza está prevista, também, a substituição de passagens hidráulicas em algumas valas, para melhorar a circulação das águas.
Referiu que a cidade de Ndalatando, nos últimos tempos, tem sido afectada por inundações no tempo chuvoso, daí a necessidade de se fazer a limpeza das valas para evitar os estragos provocados pelas enxurradas.
Os mesmos estão a ser executados pelas brigadas da Administração Municipal do Cazengo, em colaboração com o Gabinete Provincial de Infra-Estruturas e Serviços Técnicos.
Apontou que o depósito de resíduos sólidos e construções anárquicas ao longo das valas estão na base da obstrução dos canais.
Referiu estarem ainda em curso trabalhos de tapa buracos nas artérias do casco urbano da cidade, melhoramento de lancis, pinturas de edifícios públicos e privados, visando melhorar a imagem de Ndalatando. DS/IMA/SEC