Menongue – Dois mil e 300 hectares de terra serão loteados no presente ano, para construção dirigida, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, informou esta quarta-feira o administrador municipal.
José Ernesto da Silva que avançou que serão distribuídos 600 lotes nas reservas fundiárias do Tucuve, 700 no Vioto e mil na de Mupambala, respectivamente.
Por outro lado, o administrador repudiou a vandalização de bens públicos e a actividade ilegal de algumas empresas que se dedicam à recolha, compra e venda de material ferroso, o conhecido negócio do “ferro velho”.
Informou que as empresas visadas não só recolhem sucatas e material ferroso, mas também procedem à destruição de bens públicos com a recolha "até mesmo de cruzes nos cemitérios, a vandalização de pontes e obras paralisadas".
Denunciou que das sete empresas que exercem essa actividade, apenas duas estão legalmente habilitadas para o efeito, estando em curso diligências por parte do Gabinete do Ambiente e Gestão de Resíduos para o encerramento imediato das mesmas.
“Vamos trabalhar com essas empresas para melhorar a prestação destes serviços. Das sete registadas, apenas duas estão em conformidade com a lei, as demais devem ser fechadas”, realçou.
Segundo o administrador, as autoridades tradicionais também fazem a mesma reclamação, já que algumas áreas que eram abundantes em material ferroso, serviam de reservas para fazer os seus instrumentos de trabalho, como machados, enxadas e outros meios de uso quotidiano. MSM/FF/PLB