Menongue - O administrador municipal de Menongue, Roberto Biwango, anunciou, para 2025, a aposta no loteamento de terras para auto-construção dirigida, expansão de terraplanagem das vias secundárias e terciárias, para melhorar a mobilidade e orientação do tráfego, no âmbito do ordenamento e reordenamento urbano.
Ao falar na cerimónia de cumprimento de fim-de-ano, realizada esta segunda-feira, Roberto Biwango, sem avançar a quantidade de lotes e de beneficiários, sustentou que a auto-construção dirigida visa assegurar que o município se torne uma referência na organização e gestão urbana, fundiária, mercantil e de feiras.
Visa, igualmente, assegurar a gestão do comércio e dos cemitérios, gestão dos resíduos sólidos, o saneamento básico e embelezamento da cidade de Menongue, sede capital da província do Cubango.
Para essa causa, o administrador apelou, mais uma vez, à população a encarar com maiores responsabilidades o saneamento básico da cidade de Menongue, de modo que a propriedade civil sinta-se responsabilizada e envolvida através do associativismo.
Apontou ainda como prioridades os sectores da educação, saúde, agricultura, energia e águas, através de projectos direccionados em infra-estruturas e segurança alimentar, tendo encorajado os colaboradores e munícipes a continuarem com os seus contributos para o desenvolvimento dessa municipalidade.
Segundo o responsável, a partir de Janeiro de 2025, dentro do lema: “Menongue, uma terra, um povo, uma cultura, um Progresso”, serão reformuladas as políticas de actuação com outros valores, envolvendo, no seu todo, em primeiro lugar, os próprios munícipes, no comprometimento para o combate ao lixo, através de palestras e campanhas de educação ambiental.
Sublinhou que 2024 configurou-se como um ano desafiador, mas que permitiu a implementação de diversos projectos, que visam o melhoramento das infra-estruturas e qualidade de vida em Menongue, destacando as acções que foram concluídas e entregues à população, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), bem como no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP). LMZ/ALK/PLB