Caála - A Administração do município da Caála, província do Huambo, iniciou, esta semana, o processo de actualização da toponímia das ruas da cidade, cujas placas homenageiam figuras locais, entre naturais e residentes, com papel preponderante no desenvolvimento.
Em declarações, este domingo, à ANGOP, o administrador local, Rubén Isaías Etome, disse que a iniciativa, com 35 identificações, numa primeira fase, resulta da necessidade de se actualizar as avenidas e ruas, para facilitar a movimentação.
Acrescentou que a implementação do projecto visa, igualmente, eternizar as figuras locais, pelo papel desempenhado no desenvolvimento social e cultural do município, após consenso dos membros do conselho de concertação social e auscultação das comunidades.
Entre os homenageados vivos e a título póstumo, constam figuras ligadas ao ensino, política, ao poder tradicional e à música, para além de principais pontos turísticos do município e a identificação de uma rua com nome de Rainha do Milho, como forma de eternizar o título de celeiro de Angola, que ostentava na época colonial.
Rúben Etome disse que a toponímia anterior lembrava a colonização, cujos factos estão descontextualizados, 49 anos depois da proclamação de Independência Nacional, 11 de Novembro de 1975.
Disse ser importante exaltar e retratar os feitos dos filhos da Pátria angolana, que lutaram em prol da nação e do desenvolvimento local.
Adiantou que a segunda fase prevê implementar a toponímia nos bairros, aldeias e ombalas.
O município da Caála, nos corredores Oeste da província do Huambo, tem uma população estimada em 366 mil 480 habitantes, um agregado familiar composto, maioritariamente, por cinco pessoas em média e uma taxa de natalidade estipulada em 3.5 por cento em cada ano, conforme dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). MLV/ALH