Luanda – O Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, considerou que uma comunicação proactiva é um importante instrumento para estimular e incentivar o investimento estrangeiro em Angola.
Ao falar no encerramento do seminário metodológico de comunicação para os serviços de imprensa das missões diplomáticas, fez saber que, no domínio das relações exteriores e da diplomacia, é esperado que o contributo dos adidos de imprensa represente significativamente o assegurar da melhoria da comunicação externa do Estado angolano, em obediência aos objectivos e metas do Plano Desenvolvimento Nacional 2018-2022.
Referiu que a realização do seminário, com duração de um dia, culmina várias acções formativas a que os adidos de imprensa foram submetidos, municiando-os para um razoável cumprimento das suas funções nas missões diplomáticas, consulares e representações permanentes de Angola no exterior, no quadro da estratégia de comunicação institucional do Executivo e do Ministério das Relações Exteriores.
Assegurou que os chefes das missões diplomáticas onde estão destacados adidos de imprensa aguardam, com ansiedade e expectativa, o início das funções dos mesmos, com o objectivo de ajudar e garantir a execução da política de comunicação institucional e imprensa do Executivo e a divulgar e promover valores culturais e as potencialidades económicas e turísticas de Angola.
Promover um relacionamento de proximidade, de interacção e cooperação com as instituições locais, com destaque para os meios de comunicação social e organizações sócio-profissionais, governamentais e culturais são outras tarefas apontadas por Domingos Vieira Lopes.
Durante a formação, foram abordados os planos de comunicação estratégica da Executivo e institucional do Ministério das Relações Exteriores, questões operacionais do plano estratégico de comunicação – o ecossistema, o manual do adido e respectivo plano de acção, assim como a promoção da imagem de Angola no exterior.
A carteira de formações do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), as representações diplomáticas como plataformas de atracção de investimento estrangeiro e o papel do adido de imprensa na diplomacia económica foram outros temas debatidos.