Luanda - O processo de actualização cartográfica a nível do país, no quadro da preparação do Censo Geral da População e Habitação 2024, está em cerca de 44 por cento.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, em Luanda, pelo porta-voz da Comissão Multissectorial, Hernani Pena Luís, ressaltando que as províncias do Leste estão com uma taxa de actualização cartográfica acima de 80 por cento.
Acrescentou que a comissão pretende, até Março, ter toda a cartografia actualizada.
Disse que nesta altura contam, para conclusão exitosa desse processo, com 570 cartógrafos civis e 151 efectivos militares, de modo a acelerar o processo de actualização.
Falando à imprensa a saída da reunião que serviu para apreciar as actividades de 2023, sobre o censo piloto, adiantou que em Fevereiro vão dar início ao processo massivo de disseminação da informação sobre a realização, a 19 de Julho, do Censo Geral da População e Habitação.
Referiu que contam com o apoio do Exército Nacional, igrejas e autoridades tradicionais para chegarem nas zonas de difícil acesso e por estes terem melhor domínio das localidades e intimidade com a população.
O censo piloto serviu como um exercício para "afinar" a logística e criar as comissões provinciais, municipais e comunais. SJ/OHA