Benguela - Três pessoas morreram e vinte e seis outras ficaram gravemente feridas em consequência de vinte e dois acidentes de viação registados na província de Benguela, durante o fim-de-semana prolongado, soube hoje, quarta-feira, a ANGOP.
Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente Ernesto Tchiwale, as mortes são consequência de 11 atropelamentos ocorridos no troço Benguela/Catumbela, na Estrada Nacional 100 (duas) e na zona alta da cidade do Lobito.
O responsável acrescentou que foram registados ainda três choques contra obstáculos fixos, dois capotamentos e igual número de colisões entre automóveis e motorizadas, um despiste e uma colisão entre motociclos.
O porta-voz fez saber ainda que foram detidos 14 condutores, alguns envolvidos em acidentes e outros durante a operação do bafómetro, por conduzirem em estado de embriaguês.
No domínio da criminalidade, foram registados 46 crimes diversos, que resultaram em 18 detidos supostamente envolvidos nesses actos delituosos.
Realçou que, no âmbito das micro operações desenvolvidas pelos órgãos operativos do Comando da PN, foi possível apreender uma arma de fogo do tipo AKM, cinco motorizadas, uma viatura, quatro telemóveis, 100 quilogramas de estupefacientes, colunas de som e outros bens diversos.
Ernesto Tchiwale informou que constituem também factos relevantes, durante o fim-de-semana prolongado, um caso de agressão sexual e de ofensas graves à integridade física. Foram ainda removidos da via pública cinco cadáveres.
Banco de urgência atende mais de 700 pacientes
O banco de urgência do Hospital Geral de Benguela atendeu, nas últimas 72 horas, 772 pacientes, dos quais 91 foram internados.
Segundo o responsável do banco de urgência, Adilson Gonçalves, dos casos atendidos destacam-se 60 pacientes vítimas de acidentes de viação, 48 de agressões físicas e onze acidentes de trabalho.
O médico avançou ainda o registo de dois casos de acidentes domésticos, quatro mordeduras caninas e dois casos de queimaduras, respectivamente.
A província de Benguela, com uma população estimada em cerca de dois milhões de habitantes, tem sido um dos principais destinos turísticos do país, sobretudo no verão, em que milhares de cidadãos nacionais e estrangeiros escolhem a sua zona litoral para passar férias ou os fins-se-semana prolongados. CRB