Sumbe - Cinco pessoas morreram e nove ficaram feridas em consequência de 12 acidentes de viação ocorridos na província do Cuanza Sul, nos últimos sete dias, soube, esta sexta-feira, a ANGOP.
Segundo uma nota do Comando Provincial da Polícia Nacional, os acidentes, mais cinco em relação a igual período anterior, provocaram também danos materiais avaliados em dois milhões e novecentos e trinta e cinco mil kwanzas.
De acordo com o documento, os acidentes consubstanciam-se em atropelamentos, colisões entre veículos automóveis e velocípedes com motor, despiste e capotamento.
O mau estado das vias, falta de prudência no exercício da condução e o excesso de velocidade foram apontados como as principais causas dos sinistros, sendo os municípios do Sumbe, Amboim, Conda, Ebo, Cassongue, Porto-Amboim, Cela e da Quilenda os mais afectados.
Durante o período em análise, o Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSER)) do Cuanza Sul apreendeu seis viaturas, 13 motorizadas de cilindragem diversa, igual número de cartas de condução, 66 livretes, 16 verbetes e 36 títulos de propriedade por várias infracções ao código de estrada.
Por outro lado, a nota informa ainda a detenção de 81 cidadãos, presumíveis autores de diversos crimes.