Mbanza Kongo – Vinte e nove pessoas morreram e 197 outras ficaram feridas em consequência de 126 acidentes de viação registados de Janeiro a Junho deste ano, na província do Zaire, verificando-se um aumento de 17 sinistros em comparação ao período homólogo de 2023.
Em declarações esta quinta-feira à ANGOP, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, subinspector bombeiro Miguel Nsimba Baptista, apontou o município de Mbanza Kongo de ter registado o maior número de acidentes ao totalizar 51, seguido pelo Soyo com 23, Nzeto (18), Tomboco (17), Cuimba e Nóqui, com nove e oito ocorrências, respectivamente.
O excesso de velocidade, o mau estado técnico das viaturas e a falta de precaução foram mencionados como as principais causas desses acidentes que ocorreram nas estradas nacionais 100, 120 e 210.
Durante o período em balanço, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na província do Zaire registou 52 casos de incêndios de grandes, médias e pequenas proporções, causados por curto-circuitos, negligência e fogo posto.
Foram também notificados 12 casos de enforcamentos ocorridos nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto, Tomboco, Cuimba e Nóqui, assim como 28 afogamentos. DMN/JL