Saurimo – Trinta e quatro (34) pessoas morreram na província da Lunda-Sul em consequência de 205 acidentes de viação, registados em diversas estradas da circunscrição no primeiro semestre deste ano.
Comparativamente ao período homólogo, houve aumento de cinco mortes, segundo a directora em exercício do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Interior na Lunda-Sul, Paula Daniel.
Fez saber que os sinistros causaram igualmente 308 ferimentos ligeiros e graves, contra 36, e danos materiais avaliados em 94 milhões e 427 mil Kwanzas, acrescentando que os mesmos caracterizaram-se em choques entre veículos automóveis e motociclos, atropelamentos, despistes, capotamentos e quedas de passageiros.
No mesmo período foram aplicadas mil e 227 multas, por diversas infracções, das quais 447 pagas, permitindo a arrecadação de sete milhões e 311 mil Kwanzas para os cofres do Estado.
Apontou o desrespeito às regras do código de estrada, condução sob efeito de bebida alcoólica, a falta de sinalização em alguns troços e de iluminação pública, como as principais causas dos acidentes.
O município de Saurimo, com 152 acidentes, liderou a lista de acidentes no período em referência, seguido do Cacolo (26), Muconda (20) e Dala (07). JW/HD