Cuito – Vinte e três pessoas morreram e 182 ficaram feridas, em consequência de 147 acidentes de aviação, ocorridos na província do Bié, durante o primeiro trimestre do ano em curso.
A informação foi prestada hoje (quinta-feira) à ANGOP, pelo chefe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Policia Nacional nesta província, o superintendente-chefe António Hossi.
Comparando com o mesmo período anterior, houve uma redução de uma morte, aumentos de 13 feridos e de dez acidentes.
Sem adiantar números, o oficial disse serem os municípios do Cuito, Chinguar e Andulo que mais registaram acidentes, mortes e feridos.
Entre os acidentes destaca-se choques entre viaturas e velocípedes com e sem motores, choques entre automóveis, capotamento, despistes, choques com obstáculo fixos, entre outros.
Os sinistros causaram ainda danos materiais avaliados em 14 milhões e 280 mil kwanzas, mais seis mil 707 kwanzas em relação ao período anterior.
Apontou como principais causas imprudência, falha de travões, mau estado dos troços rodoviários, excesso de velocidade, condução em estado de embriagues e não cedência de prioridade.
Referiu que as forças reguladoras do trânsito, em parceiras com outras instituições, irão continuar a promover acções de mobilizações dos automobilistas, no sentido de se reduzir cada vez mais os acidentes.AS/PLB