Cuito – Nove pessoas morreram e quatro outras ficaram feridas, na província do Bié, durante o ano de 2023, em consequência de sete acidentes de minas e manuseamento ilícito de engenhos explosivos não detonados.
A informação foi avançada hoje, quarta-feira, à ANGOP, pelo oficial de informação da Agência Nacional de Acção contra as Minas (ANAM) nesta província, Ismael Brito, quando fazia o balanço das actividades realizadas por esta instituição.
Comparativamente ao ano anterior, houve um aumento de duas vítimas mortais. O número de acidentes não sofreu alteração.
O município do Cuito registou dois acidentes, igual número no Chinguar, enquanto as municipalidades de Andulo, Cunhinga e Cuemba notificaram um cada.
Além das vítimas mortais, as minas causaram ainda a destruição de uma máquina semeadora.
Durante o ano em análise, 33 mil e 776 pessoas, principalmente das comunidades rurais, foram sensibilizadas pelas operadoras de desminagem (Centro Nacional de Desminagem e Halo Trust) sobre os riscos que as minas representam.
Esta acção de sensibilização, através da educação, prevenção e sinalização das áreas suspeitas de contaminação com minas, constitui um dos desafios que se pretende continuar este ano, para reduzir os índices de acidentes, segundo o oficial de informação da ANAM nesta província, Ismael Brito. AS/PLB