Sumbe - Pelo menos uma pessoa morreu e 36 outras ficaram feridas em consequência de um acidente de viação, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, na comuna da Gangula, município do Sumbe, província do Cuanza-Sul.
Entre os feridos, contam-se 33 graves e três com ferimentos ligeiros, com idades compreendidas entre um e 63 anos.
De acordo com o porta-voz do Serviço de Protecção Civil Bombeiros, Bento Simão, o acidente ocorreu por volta das 4h30 na Estrada Nacional 100, zona do Nhengo, com um autocarro de marca Yotong, da empresa de transporte de passageiros Huambo Expresso que fazia o trajecto Luanda/Lubango, resultando na morte de uma jovem no local e, até ao momento, sem identificação.
“O serviço de bombeiros e o INEMA procederam às devidas assistência e transferência dos feridos para o Hospital provincial do Cuanza-Sul, “17 de Setembro”, onde recebem tratamento médico/medicamentoso”, disse a fonte.
O chefe de departamento de trânsito e Segurança Rodoviária do comando provincial da Polícia Nacional, Superintendente-chefe Moisés Paulo, indicou o excesso de velocidade e sonolência do condutor como as possíveis causas do acidente.
"O autocarro despistou para a faixa esquerda de rodagem, ficando imobilizada depois de 200 metros ter embatido conta uma ravina”, acrescentou.
Em declarações à imprensa, director clínico do Hospital Geral do Cuanza-Sul, Farias Lucas, referiu tratar-se de 55 pacientes que deram entrada, uns transportados por particulares, INEMA e o serviço de Bombeiros, entre eles 37 adultos e 18 crianças, com lesões graves e moderadas.
Ressaltou que dois feridos foram encaminhados para o bloco operatório. Os representantes da empresa de transporte de passageiros Huambo Express negaram-se em dar entrevistas. SN/LC/ALH