Caxito – Duas pessoas morreram e cinco outras ficaram feridas em consequência de um acidente de trabalho ocorrido segunda-feira, na Siderurgia Angola Iron and Steel Corporation (AISCO), na comuna da Barra do Dande, província do Bengo.
De acordo com relatos, o incidente deveu-se à explosão do forno central de processamento para a fabricação e tratamento de aço e ferro fundido.
Os feridos, que apresentam um quadro reservado, foram evacuados para o hospital da Barra do Dande e o hospital de especialidade dos queimados "Neves Bendinha", em Luanda.
O inspector-geral adjunto para a área de inspecção, Leandro Cardoso disse que foram suspensas temporariamente as actividades da empresa, enquanto decorrem as investigações para se apurarem as causas do incidente.
Leandro Cardoso revelou que há cerca de dois meses, a Inspecção Geral do Trabalho (IGT) visitou a siderurgia e deixou orientações e recomendações para a criação de condições adequadas laborais, mas não foram acatadas, o que constitui crime de desobediência e negligência.
Pertença da Aceria de Angola (ADA), a siderurgia Angola Iron and Steel Corporation (AISCO) emprega 375 trabalhadores, entre angolanos e estrangeiros e está vocacionada na fabricação e tratamento de aço e ferros fundido. CJ/PA