Saurimo – Trinta e sete pessoas morreram e outras 213 ficaram ligeira e gravemente feridas, em consequência de 162 acidentes de viação registados de Janeiro a presente data na província da Lunda-Sul, mais 12 mortes em comparação com o período homólogo de 2023.
A informação foi prestada hoje, domingo, pelo director do departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária, Paulino Luís, no final da marcha em alusão ao dia Mundial em memórias as vitima de estrada, sublinhando que os sinsistros causaram também, danos materiais avaliado em 84 milhões e 697 mil Kwanzas.
Disse que os acidentes consubstanciaram-se em despistes, atropelamentos, colisões, choques entre veículos automóveis e motociclos, provocados por excesso de velocidade, condução em estado de embriaguez e desrespeito ao código de estrada.
Por sua vez, o vice-governador para serviços técnico e infra-estruturas da Lunda-Sul, Cláudio Pemessa, realçou que a segurança nas estradas deve ser um compromisso de todos, com vista a se reduzir os índices de acidentes de viação na província.
Apelou responsabilidade, prudência, observância rigorosa aos códigos por parte dos automobilistas.
O Dia Mundial em Memória às Vítimas da Estrada foi adoptado pela ONU para evocar todos aqueles que perderam a vida em acidentes de viação.
A efeméride foi especialmente concebida para garantir que haja mobilização de toda a população mundial contra essa “violência previsível”, para confortar os milhões de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências.EM/JW/HD