Lobito – Nove pessoas ficaram feridas em consequência de um aparatoso acidente de viação registado hoje, segunda-feira, na ponte 4 de Abril, sobre o rio Catumbela (Benguela).
Entre os feridos, encontra-se uma jovem de cerca de 20 anos de idade em estado de gestação.
Segundo Elsa Cachimbombo, responsável do Banco de Urgência do Hospital São Pedro da Catumbela, um dos únicos serviços em funções naquela unidade, apesar da greve dos enfermeiros, os cidadãos foram todos atendidos, mas a jovem grávida foi transferida para a Maternidade do Lobito.
“A maior parte dos pacientes apresenta escoriações, excepto um jovem que está a tirar uma chapa de raio x, por suspeita de ter fraturado uma das pernas", informou a enfermeira.
Como medida preventiva, segundo Elsa Cachimbombo, os pacientes foram medicados com uma ampola de Diclofenaque, cada um, para aliviar as dores.
Entretanto, um dos agentes de regulação de trânsito que se encontrava no local do acidente, afirmou que a viatura que fazia serviço de táxi partiu a barra de direcção, tendo embatido contra um dos lancis, quando se dirigia para a cidade do Lobito.
O agente explicou que o acidente criou embaraços ao trânsito na ponte, por cerca de hora e meia.
“Tivemos de mobilizar a nossa viatura para transportar os pacientes para o Hospital e arranjar formas de remover o táxi da ponte, através de uma carrinha de reboque”, explicou o agente.
A ponte “4 de Abril”, sobre o rio Catumbela, está localizada na estrada nacional EN-100, ligando as cidades do Lobito e Benguela.
Possui 438 metros de comprimento e 25 de largura, tem quatro faixas de rodagem, duas em cada sentido, sendo uma com 3,30 metros e a outra com 3,50 metros, separadas por perfis móveis de betão.
Foi construída em Julho de 2007 e inaugurada em Setembro de 2009.