Lobito - Três mortos e dois feridos é o balanço provisório de um acidente de viação, ocorrido neste domingo, na zona do Comango, estrada nacional EN100, no Lobito, província de Benguela.
De acordo com o comandante municipal do Lobito da Polícia Nacional, superindetendente-chefe Jilson Pedro, houve uma colisão entre um camião, que transportava cimento, e uma viatura Toyota Land Cruiser, que circulavam no sentido sul norte.
"A viatura Land Cruiser, quando se aproximava da ponte, abrandou a marcha por precaução, pois no sentido oposto vinha outro veículo pesado", explicou.
Enquanto isso, segundo o oficial da PN, atrás de si vinha também um outro camião, cujo motorista apercebeu-se tarde do movimento do Land Cruiser e travou de repente, na tentativa de evitar a colisão com a parte traseira do veículo ligeiro.
"Ao travar, a carga do camião projectou-se para a cabine, causando a morte imediata do seu motorista", explicou.
Por outro lado, o embate projectou a viatura Land Cruiser para um precipício, causando as restantes mortes e feridos entre os seus ocupantes.
Acrescentou que as forças da ordem estão a verificar no local a possibilidade da existência de outra vítima no camião, já que o motorista era o único visível no momento do acidente.
"Até ao momento, o agente regulador do trânsito e as forças da ordem continuam a manter a segurança no perímetro para evitar quaisquer constrangimentos", informou o comandante.
Jilson Pedro aproveitou para apelar aos automobilistas que trafegam naquela via para a observância dos limites de velocidade e o respeito das regras do código de estrada.
A ponte do Comango está localizada junto a descida de dez porcento da zona periurbana da cidade do Lobito.
Ali, principalmente os camiões pesados de mercadorias, não devem ultrapassar os vinte quilómetros por hora e ter o veículo em bom estado técnico, sobretudo no que diz respeito aos travões, para prevenir acidentes, segundo profissionais do movimento rodoviário que usam aquela via. TC/CRB