Mbanza Kongo – Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas em consequência de um acidente de viação ocorrido domingo à noite, na Estrada Nacional 120, que liga os municípios de Mbanza Kongo e Nóqui, província do Zaire.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, disse que o acidente ocorreu quando um camião proveniente da vila do Nóqui descontrolou-se e em seguida foi projectado no interior do rio Mponzo.
Apontou o excesso de velocidade e a falta de precaução como as prováveis causas do sinistro que provocou morte imediata a dois dos sete ocupantes do camião, que transportava mercadoria diversa.
“O camião circulava com excesso de velocidade num troço de pouca visibilidade, tendo despistado e capotado no rio Mponzo”, explicou a fonte.
Cidadão morre carbonizado por queimadas anárquicas
Enquanto isso, um cidadão morreu carbonizado no domingo, na comuna do Luvo, município de Mbanza Kongo, por alegadas queimadas anárquicas.
De acordo com o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Zaire, Miguel Baptista, o referido cidadão sucumbiu por suposto fogo ateado por ele próprio, quando tenta realizar caça de animais.
Fez saber que o incidente ocorreu na aldeia de Luvuvamu, tendo, também, sido destruídos grandes hectares de campos agrícolas.
A comuna fronteiriça do Luvo dista a 60 km a norte da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire. JL