Ndalatando - Cinco pessoas morreram e 45 ficaram feridas, na sequência de um acidente de viação, na tarde de terça-feira (12), no morro do Mbinda, arredores de Ndalatando, capital da província do Cuanza- Norte.
Das cinco morte, três acorreram no local do acidente, um durante a evacuação e outro no hospital provincial Agostinho Neto, onde chegou em estado e coma grave.
De acordo com uma nota do Comando Provincial da Polícia Nacional, enviada nesta quarta-feira aos órgãos de comunicação social, o sinistro envolveu um autocarro de marca Wolkswagen modelo Marco Polo de cor branca com a matrícula LD-40-78-HN, que circulava no sentido descendente, no troço Ndalatando/Dondo na EN 321.
Segundo o informe, o mau estado técnico do veículo causando falhas nos travões, resultou em despiste seguido por capotamento estão entre as causas presumíveis do acidente.
O documento informa que as vítimas foram transferidas para as unidades de referência da província onde recebem assistência médica.
Em declarações à imprensa, o director geral do Hospital Provincial do Cuanza -Norte, Armando Alberto João, explicou que a unidade sanitária recebeu 45 pacientes com diversas lesões, politraumatismo e fracturas, bem como três mortos que pereceram no local do acidente.
Dos feridos, continuou, 10 foram evacuados para o Hospital Geral do Cuanza -Norte, em função da gravidade dos ferimentos onde estão a receber tratamento especializado e 35 pacientes já beneficiaram de alta médica.
A Polícia Nacional aconselha aos automobilistas cautela e a observância escrupulosa das normas de trânsito.
O morro do Mbinda, com mais de cinco quilómetros e uma inclinação de dez por cento, tem sido um local de muitos acidentes de viação e aconselha-se aos utentes desta viação na EN 321 maior prudência. EFM/IMA/YD