Luena - A implementação de acções de impacto social na província do Moxico, consubstanciada na restauração da imagem da cidade do Luena, marcou os últimos cinco anos (2017-2022) de governação de Gonçalves Muandumba.
Durante o mandato passado, a governação dinamizou a melhoria da recuperação estrutural da cidade do Luena, capital provincial, com maior realce no aumento da energia eléctrica, construção de escolas, asfaltagem das ruas dos bairros periféricos e abastecimento de água potável.
A província ganhou, no capítulo de energia eléctrica, uma nova central eléctrica de 20 megawatts (MW), erguida no bairro Social da Juventude, arredores do Luena, permitindo mais de 11 mil novas ligações domiciliárias, passando de 35 para 55 MW no geral.
Ainda no quadro da luz eléctrica, as sedes municipais ficaram mais iluminadas, com a instalação de mais de 800 postes de energia fotovoltaica, que custaram mais de oitocentos milhões de Kwanzas no âmbito do PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos Municípios).
No Luena, por exemplo, a Estrada Nacional (EN)180 está mais iluminada com a montagem de postes eléctricos, ao longo da via, assim como em algumas zonas sub-urbanas, com destaque para os bairros Mandembué, Tchifutchi, 4 de Fevereiro, Zorró, Social, Vila Luso, Alto Campo, Alto Luena.
Ainda nessa vertente, alguns municípios como Leua, Luau e Luacano adquiriram grupos de geradores de 500 KV, para deixar as vilas mais iluminadas e distribuir energia à população.
No sector do ambiente e espaços verdes registou-se melhorias significativas, marcadas com a requalificação e conservação dos jardins, com realce para os da avenida 1º de Maio, sede do Governo, se transformando em ponto de maior concentração populacional.
Essa transformação foi também acompanhada com trabalhos de colocação de passeios nas sedes municipais, deixando as vilas mais verdes e com nova imagem.
Outro feito que marcou esse período de governação (2017-2022), foi a implementação dos trabalhos de asfaltagem na periferia do Luena, numa extensão de 28 quilómetros, alargando a zona urbana da região.
Até ao momento, o Plano de Requalificação da Cidade do Luena, iniciado este ano, já beneficiou, o troço rodoviário Cine Luena/Urbanização 4 de Fevereiro (450 casas), que pela primeira vez, recebeu tapete asfáltico, num percurso de 10 quilómetros.
Esse projecto de asfaltagem abrangeu, igualmente, o bairro, Popular e Santa Rosa, e a rua principal que liga o centro da cidade com o Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM), sendo que este que troço era um dos pontos mais crítico e reclamado pela população local, face às dificuldades que provocava.
Enquadrando-se no plano de requalificação da cidade do Luena, o projecto prevê abranger, também, os bairros Hospital, Kwenha, Passa-Fome, Alto Campo, Social da Juventude e Sambuatama, num financiamento do PIIM de mais de 15 mil milhões.
Educação e Saúde ganham robustez
A rede escolar viu aumentada 180 novas salas de aula, no quadro do PIIM, bem como a construção e reabilitação de 20 novas unidades hospitalares, em diversas sedes comunais, da província.
Entre as unidades de saúde, destaca-se a ampliação do Hospital Municipal do Luau, que terá a sua capacidade duplicada, passando de 50 para 115 camas e a implementação de mais serviços especializados, num investimento de mais de dois mil milhões, 256 milhões 867 mil kwanzas.
Contenção de ravinas na agenda de governação
Uma outra área que dominou a agenda de governação 2017-2022 foi a implementação de programa de intervenção emergencial de contenção de ravinas que ameaçavam destruir infra-estruturas sociais na província, bem como o desalojamento de muitas famílias.
As obras de estancamento das ravinas do bairro 4 de Fevereiro e a do bairro Aço, arredores do Luena, por exemplo, foram os maiores investimentos efectuados neste sector.
Para além dessas, está em curso o estancamento de três outras ravinas que possuem 11 a 20 metros de profundidade e 200 a 500 de cumprimentos, ameaçando destruir residências no bairro Aço, e troço da Estrada Nacional (EN) 180, na periferia da cidade do Luena.
Lista de governadores do Moxico:
1 - Armando Fandamo Ndembo (1976-1979)
2 - Marques Monacapuí Bassovava (1979-1981)
3- Celestino Figueiredo Chinhama “Faisca” (1981-1983)
4- João Manuel Gonçalves Lourenço (1983- 1986)
5 - João Baptista Donge (1986-1991)
6- João Ernesto dos Santos “Liberdade” (1991-2017)
7- Gonçalves Manuel Muandumba (2017-2022)
8 – Ernesto Muangala (Actual).