Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Defendida maior aposta na alfabetização para empoderar mulheres

     Sociedade              
  • Huíla • Quarta, 01 Março de 2023 | 15h00
Huíla: Catarina Manuel - directora da família, igualdade no género e acção social
Huíla: Catarina Manuel - directora da família, igualdade no género e acção social
ANGOP

Lubango - A directora do gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género da Huíla, Catarina Sebastião, defendeu hoje, quarta-feira, no Lubango maior aposta da mulher no seu empoderamento, através da alfabetização e do exercício de pequenos ofícios.

Tal reforço do desafio, segundo a responsável, vai permitir a mulher caminhar em "pé de igualdade" com o homem e responder com maior propriedade aos reptos da sua própria família e da comunidade.

A responsável falava na abertura da Jornada Março/Mulher, que decorre sob os lemas “A Participação Activa das Mulheres nas Tecnologias de Informação, Rumo a Prosperidade Social e Por uma Masculinidade Positiva, Reforcemos o Papel do Pai na Família”.

“É bom que as mulheres procurem sustento das suas famílias de forma organizada, disciplinada e educada, sem ferir os princípios orientados pelo Governo”, considerou.

Referiu que o empoderamento político, social, económico, profissional e cultural das mulheres é a chave “indispensável” para que estas elevem o seu estatuto em todas as áreas de desenvolvimento.

Destacou que a participação activa das mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação é o rumo para a prosperidade social, daí que a mesma deve encontrar um espaço para aprender o “abc” das novas tecnologias.

Salientou ser possível que para além daquilo que exercem para poder levar o sustento das famílias, elas devem reservar um tempo para estudar a alfabetização e as novas tecnologias.

Prestigiaram a abertura da Jornada, mulheres vendedeiras de mercados, as ambulantes (zungueiras) e parteiras tradicionais, que partilharam as suas experiências de trabalho diário, assim como receberam um incentivo monetário simbólico para impulsionar as suas actividades.

Durante a Jornada vão ser homenageadas as mulheres da província, aquelas que se destacaram no ano transacto, assim como vão ser realizadas as feiras, encontros para trocas de experiências, seminários e debates com mulheres, sobre os seus desafios.

As actividades programadas visam saudar o dois e o oito de Março, respectivamente dias nacional e internacional da mulher. A segunda surge em função de vários acontecimentos que antecederam a data, com realce para o incêndio de uma fábrica têxtil em Nova Iorque, em 1911 em que morreram 146 pessoas, destas 129 foram mulheres.

A data serve para celebrar a luta das mulheres, a sua afirmação em todas as esferas da sociedade, dentre estas destaca-se as condições alcançadas, a participação política social e económica e a melhoria das suas condições equiparadas a dos homens. EM/MS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola regista mais de 100 novos casos de cólera

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 05h13

Bianchi fala em eficácia na goleada sobre o Carmona

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 22h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+