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Académico destaca valências do posicionamento geográfico de Angola

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  • Luanda • Quarta, 27 Novembro de 2024 | 14h42
Enconto metodológico da comunicação institucional do executivo
Enconto metodológico da comunicação institucional do executivo
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O académico português Carlos Magno defendeu, nesta quarta-feira, a implementação de políticas e estratégias sustentáveis que aproveitem o posicionamento geográfico de Angola, no intuito de proporcionar um crescimento significativo do país.

O académico falava no segundo dia do 3º encontro metodológico da comunicação institucional do Executivo, promovido, em Luanda, pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, no quadro do Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024/2027.

Para o também jornalista, o crescimento significativo do país deve manter a sua identidade cultural.

Na óptica do docente, o posicionamento geográfico de Angola promove uma interdependência que resulta em benefícios mútuos a nível de África, particularmente, e do mundo no geral.

Neste sentido, chamou atenção no compromisso e responsabilidade compartilhada entre as nações.

Por outro lado, o académico fez um resumo sobre a questão política no mundo, com referência para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, bem como as eleições nos EUA, tendo referido que o mundo caminha para uma sociedade incerta, face ao despoletar de muitas situações políticas e sociais a nível do globo.

Neste quadro, disse que o jornalismo deve ser a disciplina da verificação, sendo um escravo dos factos, bem como os seus profissionais devem viver da curiosidade e do interesse, baseando-se, sobretudo, em desmontar as fake news.

Por sua vez, o adido de imprensa da Embaixada de Angola na Etiópia, Cristóvão António Bragança, referiu que no desempenho dos seus trabalhos tem se procurado transmitir o reflexo das acções positivas que são desenvolvidas no país, como as potencialidades de investimento no sector agrícola e turístico.

Quanto ao encontro metodológico, referiu que as novas ferramentas vão dinamizar o trabalho que já tem sido feito e defendeu que acções de formação devem ser contínuas para a troca de ideias e auscultação de outros ângulos de apreciação da política africana e mundial.

Já a adida de imprensa da Embaixada de Angola na Turquia, Amélia Conde, disse que o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024/2027 vem dar ferramentas necessárias para que se possa trabalhar na passagem de uma boa imagem do país no exterior.

Defendeu que o mesmo serve de catálogo introdutório dos planos desenvolvidos a nível das comunidades e das potencialidades do país.

No que toca às orientações, referiu que o plano visa fazer com que o país seja conhecido de forma positiva, dando maior atenção na atração de investimentos e promoção do turismo.

Participam no encontro, com duração de dois dias, adidos de imprensa, directores provinciais dos gabinetes da comunicação social, gabinetes de comunicação institucional e imprensa.

O encontro decorre sob o lema “esclarecer mais, comunicar melhor” e aborda temas relacionados com o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024- 2027. ANM/OHA





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