Luanda - O académico e jornalista português, Carlos Magno defendeu, esta quarta-feira, em Luanda, o posicionamento geográfico de Angola a nível da África e do mundo, promovendo a interdependência que resulta em benefícios mútuos, mas também no compromisso e responsabilidade compartilhada entre as nações.
A posição foi demonstrada durante o segundo dia do 3º Encontro Metodológico da Comunicação Institucional do Executivo, promovido pelo MINTTICS, no quadro do Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024/2027.
Para o académico , a implementação de políticas e estratégias sustentáveis que aproveitem o posicionamento geográfico de Angola, poderá ajudar no alcance de um crescimento significativo, mas será necessário manter a identidade cultural.
Por outro lado, o académico fez um resumo sobre a questão política no mundo, com referência para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, bem como as eleições nos EUA, tendo referido que o mundo caminha para uma sociedade incerta, face ao despoletar de muitas situações políticas e sociais a nível do globo.
Neste quadro, disse que o jornalismo deve ser a disciplina da verificação, sendo um escravo dos factos, bem como os seus profissionais devem viver da curiosidade e do interesse, baseando-se sobretudo, na desmontagem das Fake News.
Por sua vez, o adido de imprensa da embaixada de Angola na Etiópia, Cristóvão António Bragança, referiu que no desempenho dos seus trabalhos tem se procurado transmitir a o reflexo das acções positivas que são desenvolvidas no país, como as potencialidades de investimento no sector agrícola e turístico.
Quanto ao encontro metodológico, referiu que as novas ferramentas vão dinamizar o trabalho que já tem sido feito, defendendo que acções de formação devem ser contínuas para a troca de ideias e ouvir outros ângulos de apreciação do que hoje é a política africana e mundial.
Já a adida de imprensa da Embaixada de Angola na Turquia, Amélia Conde, considerou que Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024/2027, vem dar ferramentas necessárias para que se possa trabalhar na passagem de uma boa imagem do país no exterior.
Igualmente, ressaltou, vai servir de catálogo introdutório dos planos desenvolvidos a nível das comunidades e os cidadãos locais sobre as potencialidades do país.
No tocante às orientações, referiu que o plano visa fazer com que o país seja conhecido de forma positiva, dando maior atenção na atração de investimentos e promoção do turismo.
Participam do encontro, com duração de dois dias, adidos de imprensa, directores provinciais dos Gabinetes da Comunicação Social e dos Gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa.
O 3º Encontro Metodológico da Comunicação Institucionais do Executivo decorre sob o lema “Esclarecer mais, comunicar melhor”. O seminário está a abordar temas relacionados com o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024- 2027. ANM/SEC