Cacuaco - Trezentos e 27 famílias vítimas do surto de cólera no bairro Paraíso, município de Cacuaco, norte da província de Luanda, beneciaram, nesta sexta-feira, de material de higiene pessoal e produtos alimentícios.
Para efectivar o gesto, deslocaram-se ao considerado epicentro do surto da cólera o vice-governador de Luanda para a Área Social, Manuel Gonçalves, e a secretária de Estado da Acção Social, Dina Kimaz.
Na ocasião, e depois de fezer a entrega dos bens aos abrangidos, a secretária de Estado reafirmou o compromisso com as famílias, por via de um plano de contingência com duas componentes: Acção Social e Família..
"É fundamental dar-se resposta aos problemas inerentes aos objectivos do sector. Portanto, prevê-será nas próximas semanas visitar outras famílias no município do Hoje ya Henda", salientou.
Por sua vez, Manuel Gonçalves disse que a visita às famílias de Cacuaco serviu para dar conforto, apoio moral e material, bem como sustento a algumas famílias que perderam os pais e estão vulneráveis.
Neste particular, o vice-governador de Luanda para a Área Social citou como exemplo uma anciã de 64 anos que cuida dos netos gêmeos de 8 meses de vida.
Já o administrador municipal de Cacuaco, Fernando João, disse que várias medidas têm sido tomadas, a nível dessa circunscrição, para a contenção da cólera, que tem reduzido nos últimos dias e sem casos de óbito.
Acrescentou que, com o lançamento da campanha de limpeza “Sábado Vermelho”, com o apoio da Elisal, munícipes e certos voluntários membros da sociedade civil tem-se garantido um ambiente limpo, saudável e sem cólera.
Na sua alocução, o responsável da jurisdição adiantou que "a acção é continua".
O município de Cacuaco tem uma estimativa de 125 mil habitantes. Desde o início do surto da cólera, em Janeiro do corrente ano até à presente data, foram registados 5 mil e 463 casos, com 197 óbitos registado, sendo o epicentro o bairro Paraíso.
COF/DJ/MDS