Caxito – A construção da segunda fase das infra-estruturas integradas da cidade de Caxito, na província do Bengo, foi inscrita pelo Ministério das Obras Públicas no Orçamento Geral do Estado para 2025.
O anúncio foi feito sexta-feira pela governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, sublinhando ser o grande desafio do seu pelouro.
O projecto dará solução as constantes inundações que a cidade de Caxito tem registado em consequência da chuva e das enchentes do rio Dande.
“O foco da nossa governação, assenta primordialmente em desenvolver acções concretas e palpáveis que se reflictam directamente no dia-a-dia das nossas populações”, ressaltou a governante.
Maria Nelumba referiu que para o Governo Provincial do Bengo é imperativo devolver à população o sentimento de dias melhores, não obstante as dificuldades do ponto de vista económico-financeiro.
O projecto das Infra-estruturas Integradas de Caxito contempla a construção da rede de esgotos, bacia de retenção das águas pluviais, iluminação pública, asfaltagem das ruas e ruelas da cidade de Caxito.
A primeira fase foi concluída e entregue ao Governo Provincial do Bengo em Julho de 2022.
O projecto consiste na priorização das infra-estruturações do casco urbano existente da cidade constituído por 95 hectares, beneficiando cerca de 15 mil habitantes. CJ/PA