Mbanza Kongo – Noventa e cinco mil e 422 comprimidos do composto de quatro fármacos ( rifampicina, isiniazida, pirazinamida e etambutol), vocacionados para o tratamento da tuberculose, foram entregues, esta sexta-feira, ao gabinete provincial da saúde do Zaire.
A entrega deste composto de primeira linha para o combate contra à tuberculose foi feita pela Direcção Nacional da Saúde, segundo o supervisor provincial desta doença na região, Massaka Faustino Domingos.
Em declarações à ANGOP, o técnico de saúde explicou que o lote servirá para atender às necessidades dos próximos três meses dos 586 pacientes com tuberculose controlados, actualmente, pelo sector na província.
Informou que, de Janeiro a Dezembro de 2021, as autoridades sanitárias locais notificaram sete óbitos em consequência desta doença causada pelo bacilo de Koch.
No período em balanço, segundo o responsável, o município de Mbanza Kongo notificou 279 casos positivos desta enfermidade, o Soyo registou 189, Cuimba 46, Nzeto 42, Tomboco 20 e o Nóqui com 10 novos casos.
A faixa etária mais atingida varia entre os 25 e os 35 anos de idade, na sua maioria do sexo masculino. A principal causa apontada tem a ver com o uso excessivo de bebidas alcoólicas, associada à fraca alimentação.
Destacou a adesão da população da região aos programas de prospecção e despiste precoce da doença, aconselhando o reforço da dieta alimentar, assim como a observância das medidas de higiene pessoal e colectiva.