Mbanza Kongo – Duzentos e 17 novos casos de VIH/SIDA, que resultaram em um óbito foram notificados de Janeiro a Junho deste ano, pelas autoridades sanitárias na província do Zaire.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o ponto focal provincial do Programa de Luta contra a Sida no Zaire, Manuel Kai, disse que comparativamente ao período homólogo de 2023 houve um aumento de 15 casos.
Informou que durante o período em análise foram testados 22 mil e 143 indivíduos, dos quais nove mil e 374 mulheres grávidas.
Apontou os municípios de Mbanza Kongo e Soyo de terem diagnosticado o maior número de casos, ao totalizarem 90 e 85 registos, seguidos pelas circunscrições do Nóqui e Nzeto, com 22 e 10 ocorrências, respectivamente.
Para as municipalidades do Tomboco e Cuimba, a fonte disse terem sido notificados, durante este intervalo, nove e um caso, cada.
Informou que nos seis primeiros meses do ano em curso, sete crianças de mães seropositivas nasceram livres do HIV, no âmbito do Programa Nascer Livre para Brilhar, para quem 47 mulheres seropositivas beneficiam de assistência médica com os anti-retrovirais em diversas unidades sanitárias da região.
Fez saber que o sector da saúde na região tem levado a cabo campanhas de sensibilização e educação da população sobre as medidas de prevenção dessa pandemia, tendo sido distribuídos, também, 93 mil e 500 preservativos.
A província do Zaire conta uma rede sanitária de 118 unidades hospitalares, das quais 67 dispõem de serviços de Aconselhamento e Testagem de Iniciado pelo Provedor (ATIP).
Com uma extensão territorial de 40 mil e 130 km2, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes, distribuídos por seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias. DMN/JL