Mbanza Kongo – Pelo menos 36 bolsas de sangue foram doados hoje, sábado, a hemoterapia do hospital provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, por efectivos do comando da polícia nacional na região.
O gesto solidário, que envolveu cerca de 65 membros da corporação, esteve enquadrado nas actividades comemorativas do Dia da Polícia Nacional, a celebrar-se na próxima segunda-feira, 28 de Fevereiro.
Em declarações à imprensa, o chefe do departamento de estudo e planeamento do comando provincial do Zaire da polícia nacional, intendente Damião Silva, disse tratar-se de uma iniciativa que visa minimizar a carência de sangue na maior unidade sanitária da região.
Segundo o responsável, acto idêntico decorreu também nos municípios do Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui.
Por sua vez, o director clínico do referido hospital, Pedro Kiasaka Domingos, elogiou o gesto da polícia nacional que, na sua opinião, chegou em boa hora, frisando que a unidade sanitária realiza, diariamente, 20 a 30 transfusões sanguíneas.
“Os casos com necessidade de transfusão de sangue aumentaram, nos últimos dias, sobretudo em crianças com malária aguda que provoca anemia severa” , precisou.
Pedro Kiasaka Domingos falou da necessidade de mobilização de mais parceiros para a doação regular de sangue ao hospital, cujas reservas disponíveis são insuficientes para atender a crescente demanda.
Apontou as áreas de cirurgia geral, banco de urgência, pediatria, maternidade como as que mais necessidade de sangue apresentam.
O banco de sangue da hemoterapia do hospital provincial do Zaire tem capacidade de armazenar mil bolsas deste líquido precioso.