Mbanza Kongo – Cento e 50 bolsas de sangue foram doadas, este sábado, ao serviço de Hemoterapia do Hospital Provincial do Zaire (HPZ), em Mbanza Kongo, por efectivos do Comando local da Polícia Nacional (PN).
A acção humanitária enquadrou-se no programa das actividades comemorativas do 49.º aniversário da Polícia Nacional, a assinalar-se no próximo dia 28 de Fevereiro.
Em declarações à imprensa, após o acto de doação, o comandante provincial da Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA) na região, subcomissário Agostinho Muazunga, disse que a PN respondeu a uma causa social e nobre.
De acordo com o oficial superior da corporação, 150 efectivos foram mobilizados para doarem o seu sangue aos pacientes que precisam deste bem para a sobrevivência.
“A Polícia Nacional, independentemente das suas atribuições, prima pela causa social”, disse, em declarações à imprensa.
O responsável adjunto da secção de Hemoterapia do HPZ, Francisco Wenda, enalteceu a iniciativa da Polícia Nacional, frisando que a acção filantrópica vai minimizar as necessidades de sangue nesta unidade sanitária.
Indicou que, com esta acção, o stock do banco de sangue aumenta para 215 bolsas e vai acudir pacientes nos próximos 10 dias.
O também biomédico disse que, diariamente, o Hospital atende uma média de 15 transfusões, sendo a pediatria, a maternidade e a ortopedia as áreas que mais demandam de transfusões.
O banco de sangue da secção de Hemoterapia da maior unidade sanitária pública do Zaire tem uma capacidade instalada de 250 bolsas.
Com capacidade de internamento de 200 camas, o Hospital Provincial do Zaire, também conhecido por “Maria Eugénia Neto”, presta serviços de medicina geral, ginecologia, obstetrícia, pediatria, maternidade, oftalmologia, cirurgia, laboratório, hemoterapia, ortopedia, traumatologia e fisioterapia. DA/PMV/IZ