Luanda- Cem voluntários da Brigada Jovens Solidários procederam, este sábado, a doação de sangue ao Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio- Pulmonares Dom Alexandre do Nascimento, sito no Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi.
A mega campanha, cujas quantidades recolhidas não foram reveladas no momento, está enquadrada nas comemorações dos 10 anos da existência da aludida Brigada.
A acção visa ajudar e salvar vidas humanas em famílias carenciadas e fazer frente as necessidades da procura nas unidades hospitalares.
A ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, que acompanhou a actividade, disse que o referido complexo é uma instituição que não funciona sem sangue, visto que a cirurgia cardíaca de coração aberta necessita de muito deste líquido.
Nesta unidade, prosseguiu, é necessário colocar o doente em circulação extra corporal que provoca perdas de sangue, daí uma palavra de apreço de reconhecimento à este grupo por ser um parceiro importante para o sector da Saúde.
Fez saber que existe grande escassez de sangue nas instituições hospitalares, apesar das campanhas regulares que a brigada tem feito, com a mobilização de doadores para apoiar o sector em situações de grandes emergências.
Sílvia Lutucuta entende que estas iniciativas devem continuar e com mais velocidade, para aumentar as dádivas de sangue.
Actualmente, disse, existe uma média anual de 150 mil doações, mas a meta é chegar as 300 mil, uma das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em que um por cento da população deve ser dador de sangue.
Para a ministra, muitas das vezes em situações complexas e sem reservas regulares recorre-se aos familiares, daí a necessidade de se aumentar a lista de doação de sangue, apesar de contar com o apoio da Brigada Jovens Solidários para aumentar o número e dadores.
O seu porta-voz, Hélder Manuel, realça terem cumprido com mais um dever patriótico, no âmbito dos 10 anos de existência da organização, em levar a cabo um conjunto de campanhas de doação de sangue e estender a caridade à esta unidade hospitalar.
Sublinhou que a Brigada tem um compromisso moral com a sociedade, que é continuar a sensibilizar os cidadãos para que possam ser dadores para a causa nobre.
Entre os dadores mobilizados está a jovem voluntária Telma Sousa, que disse ser a primeira vez que faz a doação de sangue.
Considera que a iniciativa da Brigada Jovem Solidária é muito boa, dai esperar que outras pessoas adiram a causa.