Luena - Quatro das cinco vítimas do acidente entre comboio do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) um autocarro que transportava docentes do Instituto Superior Politécnico do Moxico encontram-se estáveis, soube esta quarta-feira a ANGOP.
Trata-sede quatro docentes universitários de nacionalidade cubana, afectos ao Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISP-Moxico) e um cidadão nacional (motorista), que na última terça-feira sofreram um acidente no arredores do Luena, fruto da colisão do autocarro que os transportava e um comboio de manutenção da linha.
Segundo a directora clínica do Hospital Geral do Moxico, Georgina Muhongo, que falava à imprensa, apenas uma das vítimas encontra-se com prognóstico reservado, após ter sido submetida a duas cirurgias, uma do fórum ortopédico para correcção das fracturas nos membros inferiores, bem como uma laparotomia exploratória, para identificação de possíveis lesões no pulmão.
Ainda esta quarta-feira, uma outra cidadã cubana será igualmente submetida no bloco operatório, para uma cirurgia ortopédica.
Quanto ao motorista e os demais pacientes, realçou que se encontram estável, após sofrerem um traumatismo abdominal “moderado e controlado”,
Face ao infortúnio, o Governador provincial, Ernesto Muangala, mostrou-se satisfeito com o quadro de evolução dos pacientes, afirmando que o hospital beneficiou de um médico especialista para assistência dos sinistrados.
Este foi o primeiro caso de acidente ocorrido este ano, na cidade do Luena, envolvendo comboio e uma viatura. ISAU/TC/YD