Luena – Duzentas e 26 mil crianças, menores de cinco anos, foram vacinadas na província do Moxico contra a poliomielite, com uma cobertura de 107 por cento, ultrapassando a barreira de 95 prevista pelas autoridades sanitárias.
Nesta terceira fase da campanha de vacinação contra a pólio, que decorreu de 6 a 8 do mês em curso, dados provisórios indicam que o nível de cobertura foi satisfatório, conforme o chefe de Departamento da Saúde Pública no Moxico, Fernando Decasse.
Com o envolvimento de mil 724 pessoas, entre coordenadores, supervisores, mobilizadores, vacinadores, o município do Moxico (sede provincial) foi o que teve maior taxa de cobertura, com 105 mil 899 crianças vacinadas, seguido pelo Alto-Zambeze com 35.838 e Luau 31.156.
Léua (7.465), Luacano (5.997) e Luchazes com três mil 556 crianças foram as regiões com menor cifra de vacinação, tendo em conta a baixa densidade populacional.
Fernando Decasse lembrou que apesar da terceira fase da campanha ter terminado, o processo de vacinação contra poliomielite continua a decorrer nas 150 unidades sanitárias da província, tendo apelado os pais e encarregados de educação a continuarem a solicitar as vacinas.
Moxico continua com três suspeitas de paralisia flácida aguda
O responsável reiterou que a província registou três casos suspeitas de Paralisia Flácida Aguda (PFA) no município sede (Moxico), Cameia e Luchazes, cujos resultados das amostras continuam pendentes em laboratórios da capital do país, Luanda.
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que na província do Moxico residem 163 mil 888 crianças menores de cinco anos, das quais 95 mil 710 residem na zona urbana, num universo de um milhão, 024 mil 573 habitantes. LTY/TC/YD