Huambo – Quinhentos 47 mil 810 menores de cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite na província do Huambo, mais 50 mil 601 do número previsto na campanha, decorrida de 17 a 19 do corrente mês.
A informação foi prestada, esta segunda-feira, à ANGOP, pelo chefe do departamento local de Saúde Pública, Valentim Catolo, ao referir que a campanha teve um incremento na ordem 9 por cento, resultante da entrega das equipas de vacinação e da colaboração dos pais e encarregados de educação.
O responsável disse que para o êxito do processo a província do Huambo recebeu 586 mil doses, ministradas por três mil 940 vacinadores e mil 113 equipas, divididas em zona urbana, rural e especial.
Valentim Catolo lembrou que a zona urbana teve a intervenção de 688 equipas, com a tarefa de vacinar perto de 60 por cento das crianças, a rural com 390 para 35 por cento e a especial com 56 para 5 por cento.
A vacinação realizou-se porta-a-porta na zona urbana e em postos fixos nas áreas rurais, numa campanha que decorreu nos 11 municípios que compõem a província do Huambo.
Referiu que as escolas, igrejas e mercados foram os principais alvos dos vacinadores, além das residências, apesar de existir na província municípios de difícil acesso, que foram superados pelos vacinadores.
O chefe do departamento de Saúde Pública disse tratar-se de uma campanha de vacinação de alta complexidade, em resposta à recolha das amostras ambientais, que detectou a circulação do poliovírus do tipo 2 no Huambo, que tem relações genéticas com o pólio vírus a circular na República Democrática do Congo e na Nigéria.
Aclarou que por esta razão o Governo angolano, através dos seus parceiros, decidiram realizar a campanha nacional, que já a primeira fase, decorreu de 17 a 19 do corrente mês e a segunda, de 28 a 30 de Junho próximo.
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) a província do Huambo possui dois milhões, 830 mil 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. JSV/ALH