Menongue – O director provincial da Saúde no Cuando Cubango, João Chinhiga, apelou nesta quinta-feira, em Menongue, às famílias e encarregados de educação no sentido de levarem as crianças nos postos de vacinação contra a poliomielite, de modo a garantir um futuro saudável aos petizes.
Em declarações à imprensa, no acto que marcou a abertura da campanha integrada, o director do Gabinete Provincial da Saúde do Cuando Cubango, João Chinhiga, disse que as famílias têm que ter a cultura de denunciar aqueles que desencorajam a adesão às vacinas, por motivos de crenças religiosas ou outras tradições.
O responsável aconselhou as famílias a evitarem levar as crianças menores de cinco anos às lavras nos dias reservados para a vacinação contra a poliomielite, que vai decorrer de 08 a 11 deste mês, por forma a se atingir as cifras preconizadas nos nove municípios que compõem a província.
Informou que os vacinadores vão actuar no sistema de porta a porta e nos pontos de concentração para vacinar todas as crianças alvo, inclusive as que já tenham sido vacinadas e que estão doentes, bem como as recém-nascidas.
Apelou à necessidade de haver um envolvimento de todos os actores e entidades sociais, mormente representantes dos gabinetes e delegações de instituições públicas e privadas, administrações municipais e comunais, líderes e autoridades comunitárias, entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais entre outros.
Por seu turno, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Cuando Cubango, Afonso Adriano, apelou aos pais e encarregados de educação a levarem as crianças aos postos de vacinação, para se combater esse mal que causa deficiência para o resto da vida às crianças.
A campanha integrada prevê imunizar nos nove municípios que compõem a província do Cuando Cubango mais de 180 mil e 894 crianças menores de cinco anos de idade e ministrar a vitamina “A” para 97 mil e 337 petizes, dos seis meses aos menores de cinco anos.LMZ/JSV