Ndalatando - Novecentos e seis cidadãos, no bairro Tiro aos Pratos, periferia de Ndalatando, foram assistidas na feira da saúde, promovida pela empresa angolana de telefonia móvel (Unitel), em parceria com as direcções Provincial do Cuanza- Norte e Municipal da Saúde do Cazengo.
Na feira foram atendidos 676 adultos e 200 crianças, nas especialidades de estomatologia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, oncologia, e medicina interna.
Os pacientes beneficiaram também dos serviços de vacinação e desparazitação.
A feira contou com a participação de 107 técnicos de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e dos programas afectos ao Departamento de Saúde Pública.
Durante a feira foram realizadas palestras para a prevenção da malária, HIV/Sida e má nutrição.
Os técnicos realizaram também uma exposição dos programas afectos ao Gabinete Provincial de Saúde Pública.
O director provincial de Saúde Pública, Francisco Manuel, agradeceu a iniciativa da Unitel, um dos parceiros do Governo em programas de tratamento e prevenção de saúde.
No entanto, Francisco Manuel lamentou o facto de a actividade decorrer em apenas um dia, em função do número de cidadãos que não foram atendidos.
O responsável de saúde Pública defendeu que acções do género devem decorrer no mínimo em dois dias, por causa da demanda da população.
Questionado sobre grande aderência da população, uma vez que o município dispõe de várias unidades sanitárias, afirmou que deve-se à proximidade das residências.
Esclareceu que muitos cidadãos reclamam da distância entre os serviços de saúde e as zonas de residência, por falta de condições monetárias para serviço de táxi.
De acordo com Francisco Manuel, outro factor de grande demanda da população a serviços comunitários de saúde tem a ver com o défice na cobertura sanitária em muitas zonas no município do Cazengo e de Cambambe.
Disse que a instituição vai continuar a realizar serviços do género nas comunidades, no quadro do projecto do Gabinete Provincial Sady Wa Bixila (saúde chegou).
Entretanto apelou a população a dirigir-se aos postos de saúde aos primeiros sinais de doença.
Disse que o sector da saúde na província regista também défice em termos de recursos humanos.
Esta foi a quarta-feira de saúde promovida pela Unitel no Cuanza Norte, a terceira aconteceu em 2023 no município de Cambambe. IMA/YD