Xangongo- Quarenta e cinco técnicos ligados ao sector da educação, saúde e área social, no município de Ombadja, província do Cunene, participam desde esta quinta-feira, de um seminário de capacitação sobre rastreio e diagnóstico de desnutrição e saúde mental na infância.
Promovido pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF), participam no evento, com duração de dois dias, 38 professores, cinco psicólogos e dois enfermeiros,
Na ocasião, o oficial de Nutrição pelo UNICEF e formador, Lucas Almeida, disse que estão a capacitar e mostrar aos professores recursos simples e efectivos no cuidado da saúde mental e nutricional das crianças da região.
Fez saber que o objectivo é melhorar os recursos e actividades dos professores e acolher bem as crianças nas escolas, tendo em conta os princípios da atenção psicossocial e a inclusão nos mais variados sectores da sociedade.
Na abertura, o director municipal da Educação de Ombadja, João Luís, enalteceu a importância da acção formativa, realçando que o treinamento dos técnicos sobre nutrição e saúde mental melhora o processo de ensino e aprendizagem.
João Luís afirmou que ansiedade e depressão em crianças devem ser um assunto de extrema importância porque a saúde mental precisa ser cuidada.
Relativamente a desnutrição, realçou não resumir-se apenas na falta de alimentos, que é frequente nas comunidades, mas também é causada pela má alimentação, que ocorre por falta de caloria e poucos nutrientes devido o fraco sistema imunológico
Lembrou que o seminário enquadra-se na cooperação, promoção de conhecimentos e estratégias sobre o desenvolvimento da primeira infância, promovida pela UNICEF e financiamento do BDA, em colaboração com o sector da educação, em curso desde 2020.
Durante o seminário, os formandos estão a abordar temas como a “desnutrição infantil em Angola e impacto na vida da criança”, “a escola como espaço de protecção e desenvolvimento” e “estimulação precoce de crianças de 0-3 anos de idade”.
Com um universo de 394 mil e 964 habitantes, o município de Ombadja dista 98 quilómetros da cidade de Ondjiva e está dividido pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo.FI/LHE/ART