Luena – As mortes por tuberculose aumentaram para 71 óbitos, em 2024, contra os anteriores 30, de 2023, na província do Moxico, soube a ANGOP, no Luena.
Segundo o director do gabinete provincial de Saúde no Moxico, Tiago Mario, o aumento dos óbitos deve-se ao abandono do tratamento por parte dos pacientes.
Falando à imprensa, no final do encontro de balanço dos Indicadores dos Principais Programas de Saúde Pública, disse ter-se registados dois mil 180 casos, mais mil 326 pacientes em relação a 2023.
Tiago Mario afirmou que foram colocadas equipas de assistentes sociais a nivel das comunidades para sensibilizar as pessoas a voltarem ao tratamento.
Relativamente a malária, disse que as mortes por paludismo reduziram de 291 óbitos contra os 333, de 2023, num total de 283 mil 980 casos.
Quanto aos recursos humanos, disse que os indicadores da força de trabalho que correspondem apenas com 14 por cento, cerca de dois mil 783 profissionais, necessitando mais de 18 mil profissionais.
Em termos perspectiva, o sector compromete-se em resolver a questão das cadeias de frio a nivel de todas unidades sanitarias, reforçar as medidas de biossegurança e implementar as equipas móveis avançadas para as zonas de dificil acesso.MT/YD