Saurimo – Cinquenta pessoas, entre jovens, adultos e idosos, morreram vítimas de tuberculose no hospital Sanatório na província da Lunda Sul, de Janeiro a Novembro do ano em curso, de um total de mil e 280 casos diagnosticados, mais 18 óbitos em relação a igual período anterior.
Segundo o supervisor do programa de luta contra a tuberculose na Lunda Sul, Pedro Puto, sem avançar números, informou hoje, quarta-feira, que o município de Cacolo foi o que registou maior número de mortes e casos positivos da doença.
Apontou como principal causas do aumento do número de mortes e casos diagnosticados, a negligência e a falta de seguimento das consultas por parte dos pacientes, destacando a tuberculose pulmonar como a mais predominante entre os casos registados.
Aconselhou os doentes a se absterem de hábitos contrários a luta contra a tuberculose, mas sim tomarem os fármacos com regularidade, de formas a estarem livres da doença.
Durante o período em referência, 960 cidadãos estão em tratamento ambulatório, 610 foram curados da doença, 123 estão infectados com tuberculose e HIV/SIDA, 57 casos de abandono e 20 continuam internados.
O Hospital Sanatório da Lunda Sul possui capacidade de internamento para 40 camas e tem internados 20 pacientes.